domingo, 18 de janeiro de 2015

O Parque Nacional da Serra da Canastra é um lugar que realmente inspira o visitante a nunca voltar para a cidade de pedra! Rica em beleza natural, lotada de cachoeiras e uma enorme quantidade de animais silvestres. A principal portaria do parque fica localizada no município de São Roque de Minas no Estado de Minas Gerais , com uma distância de, aproximadamente 700 Km do Rio de Janeiro. 

Saindo do Rio, para chegar neste Jardim do Éden, temos que acessar a Rodovia BR 040, passando por diversos municípios como: Petrópolis e Três Rios. Chegando no Estado de Minas, passamos por: Juiz de Fora, Barbacena, Lavras e Formiga, seguindo então para Piumhi, cidade que dá acesso à São Roque de Minas. A rodovia na parte privatizada não deixa nada a desejar, porém, quando acaba a parte da privatização, a realidade do Brasil, reaparece. Toda a parte do percurso em Minas é realizado em mão dupla, por isso, atentar na estrada, onde há um grande fluxo de caminhões.


Depois de 10 horas de viajem,  e achar que nunca iríamos chegar ao local...... chegamos. Porém, não ficamos em São Roque de Minas, nos hospedamos em São José do Barreiro, distrito que fica há cerca de 40 km de São Roque. Resolvemos ficar hospedados nessa cidade por causa da vista dos paredões da Babilônia e da Canastra, que por sinal foi uma ótima escolha, e por, ter fácil acesso a parte baixa da cachoeira Casca D'anta, uma das principais atrações do parque. O amanhecer e o pôr do sol neste local é realmente inesquecível.  O nome Barreiro faz jus ao local, são cerca de 30 km de estrada de barro, caso você tenha a opção de usar um 4 x 4 use-a, porque o acesso a parte alta do parque é praticamente impossível sem uma 4 x 4.





   A Pousada Oásis da Canastra foi onde ficamos hospedados, é de lá que tivemos o privilégio de ver todos os dias o sol refletir seus raios nesses paredões!!! 


Para ter acesso a parte alta do parque, é necessário ir para São Roque de Minas. É altamente aconselhável contratar um passeio de 4 x 4 , já que a estrada da parte alta esta em péssimas condições! Optamos pelo passeio à cachoeira do Fundão a bordo da Land Rover do nosso guia Davi Melo, no caminho vimos vários carros de passeio tentando ultrapassar os obstáculos da estrada, muitos ficando pelo caminho. Além pouparmos nosso carro, o guia, nativo do local, nos proporcionou admirar belas paisagens e nos presenteou com várias informações sobre o parque.

    Nosso guia Davi Melo

Apesar de o turismo da Serra da Canastra ainda ser pouco explorado, há boas opções de hospedagem, com destaque para a Pousada Oásis da Canastra que têm ótimas acomodações, uma comida maravilhosa e os donos Valdeir e Renata são super atenciosos. 

    Visão da Pousada na estrada para São José do Barreiro

Os donos da Pousada

A maioria das cidades que fazem ligação com o parque não tem muita estrutura, não há mercado, banco, farmácia... apenas em São Roque de Minas. Por isso é importante ir preparado.

Do mais é aproveitar tudo que a natureza do lugar tem a oferecer e não esquecer de comprar e degustar o famoso queijo canastra!!!


Dicas de hospedagem:




Guia para passeios:

Davi Melo - 37 9807-4256 / 8826-4653
aventurasdacanastra@hotmail.com



Visita da Seriema

 Casca D'Anta vista da estrada

 Casca D'Anta de perto, simplesmente majestosa!

Cachoeira do Fundão


Gavião Carcará fazendo pose para a foto


 Lobo guará - Créditos: Davi Melo


Nenhum comentário:

Postar um comentário